História

O Instituto Dona Placidina nasceu do sonho do fundador, Padre João Lourenço de Siqueira, que há 90 anos idealizou a Fundação de Assistência Social e Educacional – Instituto Dona Placidina. Tinha como missão, o cuidado com as meninas pobres, garantindo a elas um futuro mais justo e igualitário, em uma época que pouco se lutava pelos direitos das mulheres. 

Dentro deste espírito cristão, solidário e humanista, foi inaugurada a Fundação Instituto Dona Placidina: Fundação, pois a instituição foi criada com finalidade filantrópica, como sonhou Padre João, dando o nome em homenagem a sua mãe, Dona Placidina Maria de Jesus.  

João, era filho de Alferes Adão Nunes de Siqueira e de Dona Placidina Maria de Jesus, residia na Rua Flaviano de Melo, 28, em Mogi das Cruzes. Antes de falecer, no ano de 1924, fez um testamento doando seus bens à Mitra Arquidiocesana de São Paulo, representada pelo bispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, para fundar um asilo para meninas órfãs e pobres a qual já funcionava na Rua Padre João como Externato Sant’Anna. 

Em 1930, em uma conversa com Benedicto Sérvulo de Sant’Anna, lembrou de seu projeto de construir uma casa maior para abrigar as meninas, pedindo ajuda ao amigo. Porém, Cônego João Lourenço, faleceu em 03 de fevereiro de 1931, não chegando a ver seu sonho realizado. 

A pedido do arcebispo de São Paulo, Benedicto Sérvulo assume a presidência da instituição, com a ajuda de seu amigo, Francisco de Souza Melo no cargo de Mordomo (tesoureiro) e o apoio de uma Diretoria constituída conforme o Estatuto deixado pelo Cônego; o vigário geral da Catedral de Sant’Anna – Pe. Cícero de Revoredo; o Prior da Ordem Terceira do Carmo – senhor João Fernandes de Moraes; o Provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Catedral – senhor José Pereira Belleza. 

Assumindo a presidência, Benedicto, com a colaboração de muitos benfeitores, e o dinheiro deixado pelo Cônego, inicia os trabalhos de aquisição de um velho prédio colonial pertencente à Dona Sebastiana de Melo Freire, localizado na Rua Senador Dantas.  

Com o auxílio do seu amigo arquiteto e engenheiro, o senhor Hipólito Gustavo Payol Júnior que doou a planta e acompanhou o projeto gratuitamente, foi construído o prédio que vemos hoje na Rua Senador Dantas, 284, sendo colocada a pedra fundamental em 28 de outubro de 1931 e inaugurado no dia 05 de fevereiro de 1939, com o nome de “Firmina Santana”, em homenagem à mãe do senhor Benedito. 

O projeto iniciou abrigando 80 meninas em regime de externato e 80 em regime de internato. Conforme o desejo do Cônego o Instituto passou a ser dirigido pedagogicamente pelas Irmãs de São Vicente de Paula (Irmãs Vicentinas), que ali trabalharam até 1966. Após sua saída, de 1967 a 2021, a Direção Pedagógica do Instituto foi dirigida pelas Irmãs Ursulinas da Sagrada Família.

Unidades de Serviços

O Instituto Dona Placidina possui  Educação Infantil, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Estrutura

Nossas unidades  oferecem  estruturas ideais para a realização das mais diversas atividades educacionais.