O desejo de divulgar o carisma da Congregação do outro lado do mundo, há muito tempo no coração das Irmãs Ursulinas, se tornou praticamente uma necessidade em resposta aos estímulos do Concílio Vaticano II e pode realizar-se naquele período graças aos contatos entre o Bispo de Mogi das Cruzes (SP) Dom Paulo Rolim Loureiro e a Comunidade Ursulina de Roma.

Dom Paulo Rolim Loureiro acolheu as Irmãs Ursulinas na sua diocese e as guiou paternalmente, entregando a elas a direção de uma escola, o INSTITUTO DONA PLACIDINA.

Há mais de 50 anos, as Ursulinas dirigem esta escola de Ensino Fundamental e de Educação Infantil, que com o passar  dos anos cresceu muito e se tornou uma das escolas mais qualificadas da cidade. Após numerosos pedidos da população, a partir de 2008, o Instituto Dona Placidina estendeu a sua atividade educacional também ao Ensino Médio.

Em integração ao serviço escolar, o Instituto Dona Placidina proporciona às alunas economicamente menos favorecidas, duas unidades de Centro de Convivência, que garantem às meninas uma alimentação saudável, aulas de reforço escolar e cursos extracurriculares como música, canto e outros.

Além do setor educativo, a presença das Irmãs Ursulinas nas zonas periféricas da cidade foi e continua sendo muito ativa e rica de iniciativas, nos vários setores da promoção humana e da pastoral cristã.

Instituto Dona Placidina


Educação Religiosa

“Nossa missão é uma tarefa de esperança e uma fonte de alegria, já que é ligada ao crescimento da vida. Essa obra exige tempo, luz e a força de Deus.” (Santa Ângela Mérici)

A Educação Religiosa promovida pelo Instituto Dona Placidina visa propiciar o crescimento dinâmico da espiritualidade de nossos alunos, pais e educadores segundo os ensinamentos evangélicos escritos pela nossa fundadora Santa Angela Mérici. Independentemente de suas crenças ou orientação religiosa, todos dentro do âmbito escolar, são convidados a agir como seres humanos agentes de transformação da própria realidade. Por isso, a formação recebida em sala deve ir além dos muros da escola e é transformado-se em doação e serviço solidário. Todo este trabalho representa a missão das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família que coordenam esse trabalho educacional. Portanto, todos os educadores assumem o mesmo Carisma Ursulino: servir ao próximo a partir da prática das virtudes cristãs!

Aulas de Ensino Religioso

O Ensino Religioso, por meio de seus conteúdos, proporciona a aprendizagem processual, progressiva e permanente dos elementos básicos que compõem o fenômeno religioso. Esses conteúdos, numa sequência cognitiva e respeitando as características próprias dos educandos em cada ano/série, faz parte dos eixos organizadores da Educação Religiosa: culturas e tradições religiosas, teologias, textos sagrados e ritos que se sustentam na diversidade.

Encontros de Formação
Momentos criados e abertos à discussão e a vivência prática, visando garantir a formação sob todos os aspectos humanos e espirituais, com alunos, pais e professores.

Celebrações
Faz parte dos inúmeros momentos promovidos pela escola: Dia dos pais, Dia das Mães, Acolhida dos Alunos, Páscoa, Festa de Santa Ângela, Natal, Festa do Divino, Encontro de Espiritualidade no Sítio da Escola, Novena de Natal com os professores, Chá das Avós, Reuniões de Pais, Celebrações Eucarísticas mensais na Catedral de Mogi das Cruzes… Todos esses momentos devem garantir a formação da espiritualidade, oportunizando uma aproximação com o transcendente.

Trabalho Voluntário
O trabalho voluntário desenvolvidos pelos alunos do Instituto Dona Placidina é caracterizado como uma atividade não remunerada, em que a pessoa dedica seu tempo, trabalho e talento a projetos de cunho cívico, cultural, educacional, científico, recreativo ou de assistência social. Sendo assim, o voluntário é um agente de transformação que atua em benefício da comunidade. Atualmente esse trabalho vem sendo desenvolvido nas seguintes instituições: Irmãs Ursulinas da Sagrada Família; Instituto Amor Misericordioso; Asilo São Vicente de Paula .

Pastoral Escolar
A pastoral escolar visa uma educação pautada na solidariedade e na socialização das pessoas, busca mostrar que ser cristão é se comprometer com o meio social. A pastoral deve levar-nos ao processo de formação e trabalho voluntário dentro da escola, sendo esta humanizadora. Portanto é um serviço que articula espaço de vivência dos valores humanos, sociais e religiosos, oferecendo oportunidade de expressão da fé para todos os membros da comunidade educativa, tendo por característica principal ser uma pastoral de escuta e oração.

Pastoral Escolar Santa Angela Merici

Instituto Dona Placidina - Rua Senador Dantas, 284 - Centro - Mogi das Cruzes - Tel.(11)4799-5666