Histórico

 

O INSTITUTO DONA PLACIDINA é uma fundação de caráter assistencial e educacional idealizada pelo Padre João Lourenço de Siqueira. Este religioso era pároco da Igreja de Sant`Anna, além de manter um externato onde eram ministradas aulas para crianças e jovens da sociedade mogiana. Seu ideal era construir um internato para meninas órfãs.

O Cônego João Lourenço de Siqueira, filho de Alferes Adão Nunes de Siqueira e de Dona Placidina Maria de Jesus, residente em Mogi das Cruzes, à R. Flaviano de Melo, 28, possuidor de bens móveis e imóveis, antes de falecer , no ano de 1924 fez um testamento de seus bens à Mitra Arquidiocesana de São Paulo, representada pelo bispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, para fundar um Asilo para meninas órfãs e pobres  a qual já funcionava na Rua Pe. João como Externato Sant´Anna.

Em 1930 – trocando idéias com seu grande amigo, Benedicto Servulo de Sant´Anna falou de seu projeto de construir uma casa maior para abrigar as meninas e, pediu sua ajuda.

Em 03 de fevereiro de 1931 – sem poder realizar seu sonho, o Cônego João Lourenço veio a falecer e, a pedido do arcebispo de São Paulo o senhor Benedicto Servulo assumiu a presidência da instituição, juntamente com seu amigo o senhor Francisco de Souza Melo que assumiu o cargo de Mordomo (tesoureiro) juntamente com uma diretoria constituída conforme o Estatuto deixado pelo Cônego: O vigário geral da Catedral de Sant´Ánna – Pe. Cícero de Revoredo; O Prior da Ordem Terceira do Carmo – senhor João Fernandes de Moraes; o Provedor da Irmandade do SS. Sacramento da Catedral – senhor José Pereira Belleza.

            Assumindo a presidência, o senhor Benedicto, inicia os trabalhos de aquisição de um velho prédio colonial pertencente à senhora Dona Sebastiana de Melo Freire, situado na Rua Senador Dantas, com a colaboração de muitos benfeitores, e o dinheiro deixado pelo Cônego foi comprado o prédio e demolido para que pudesse construí-lo  novamente.

            Com a colaboração do seu amigo arquiteto e engenheiro, o senhor Hipólito Gustavo Payol Júnior que doou a planta e acompanhou o projeto gratuitamente, foi construído o prédio que vemos hoje na Rua Senador Dantas, 284, sendo colocada a pedra fundamental em 28 de outubro de 1931 e inaugurado no dia 05 de fevereiro de 1939, com o nome de “FIRMINA SANTANA”, em homenagem à mãe do senhor Benedito. Abrigava 80 meninas em regime de externato e 80  em regime de internato.

Conforme o desejo do Cônego o Instituto passou a ser dirigido pedagogicamente pelas Irmãs de São Vicente de Paula (Irmãs Vicentinas), que ali trabalharam até 1966.

            O Instituto levou o nome “DONA PLACIDINA” em homenagem à mãe do Cônego João Lourenço, que se chamava Placidina Maria de Jesus.

Desde 1967 até o momento,  a Coordenação Pedagógica está a cargo das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família. A Diretora Atual é Ir. Elena Ramos Bonfim.

O Instituto Dona Placidina progrediu muito, passou por modificações, inclusive ao cumprimento dos objetivos estatutários, acolhendo prioritariamente meninas provenientes de famílias de baixa renda que recebem ensino gratuito, em um período, e permanecem abrigadas no Semi-Internato em outro período.


            Hoje o Instituto oferece à comunidade as seguintes unidades de serviço:

          

            1) Unidade I – Edifício D. Firmina Sant´Anna (sede), fundado em 28 de outubro de 1931, onde funciona o Ensino fundamental de  ao 9º ano situado na Rua Senador Dantas 284- Carmo – Mogi das Cruzes,SP.

            2) Unidade II – Semi-Internato “Benedicto Servulo de Sant´Anna”, fundado em 29 de junho de 1937, atende neste ano 200  alunas em tempo integral;

            3) Unidade III – “Recanto Monsenhor Mário Del Santi” , doado em 1986,  área de lazer e encontros de formação, situado no município de Salesópolis, SP.

4) Unidade IV – Quadra coberta “Pe. João Lourenço de Siqueira”, construída em 1995, localizada na Rua Capitão Paulino Freire, para atividades esportivas e eventos.

            5) Unidade V – Centro Educacional “ Irmã Clara Zimmitti ”, fundado em 03 de janeiro de 1999, destinado ao Ensino fundamental de  ao  ano.

            6) Unidade VI – Um Prédio alugado da Instituição “Centro Espírita Antonio de Pádua”, desde 01 de março de 1999, destinado a Educação Infantil.

            7) Unidade VII – Um Centro poli-esportivo  inaugurado em 27 de outubro de 2001, para educação física dos alunos de  a  ano e atividades esportivas.

           8) Unidade IX– Prédio alugado destinado ao Ensino Médio.

            9) Unidade X -  Projeto de Jornada Ampliada desde 2012  Educação em Tempo Integral

 

 

CONTA AINDA COM:

·                 3 Laboratórios de Informática; com lousa digital

·                 Laboratório de Ciências;

·                 Sala de Vídeo; E MULTIMÍDIA

·                 Teatro;

·                 Playground (Na Unidade VI - Educação Infantil);

·                 Sala de Estudos, equipada com um computador ligado à internet via rádio.

·                 Biblioteca

·                 Laboratório de Física e Quimica


A ADMINISTRAÇÃO DA FUNDAÇÃO:

A Administração da Fundação está assim constituída: Conselho Curador, Diretoria Executiva  e .Direção Pedagógica 

O Conselho Curador é composto por nove membros, tendo como presidente o Sr. Bispo Diocesano, e os demais membros são: o Vigário da Catedral, o Provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento, o Prior da Ordem 3ª do Carmo e a superiora das Irmãs Ursulinas da Sagrada Família.

Esta composição foi concebida pelo fundador. Mais tarde foram chamados 4 outros membros para comporem este Conselho,escolhidos pelos anteriores e com mandato de 3 anos.

O Conselho Curador elege a Diretoria Executiva. Todos os membros da administração exercem o seu trabalho de forma voluntária.

 

A DIREÇÃO PEDAGÓGICA  DA ESCOLA

            É composta pela Diretora, que tem responsabilidade funcional pela atuação da escola. Da Direção derivam o cargo de Vice-Diretor e os Departamentos Administrativo e Pedagógico.

         O Departamento Pedagógico conta com: Coordenadores Pedagógicos: 05(cinco), sendo responsáveis respectivamente pela orientação da Educação Infantil, de 1° a 5° ano e de 6° a 9° ano e Ensino Médio. Também agrega os cargos de: Vice-Diretora, Assistente de Direção, Professores Coordenadores de Classe, Assistentes Escolares e Professores de Reforço.






Copyright © 2016 - Instituto Dona Placidina - placidina@placidina.com.br -     Atendimento