Sitiolândia

No dia 24 de setembro, os alunos dos 4ºs anos tiveram a oportunidade de conhecer a Sitiolândia, localizada em Caieiras e com uma área verde de 74.000 m² de muito verde e ar puro. Nessa ocasião, eles participaram de muito aprendizado, diversão e convívio com a natureza. Por meio de brincadeiras, reforçaram o compromisso com a preservação do meio ambiente e tiveram a oportunidade de refletirem sobre os prejuízos que as gerações futuras terão, caso esse compromisso não seja colocado em prática. Além desse momento lúdico, os alunos conheceram os projetos ambientais que visam despertar a importância da conservação da floresta e sua mais rica biodiversidade de fauna e flora. 

 

Museu do Café

Alunos dos 5ºs do Ensino Fundamental I, visitaram o Museu do Café na cidade de Jundiaí. O principal objetivo foi vivenciar a história do café, da migração italiana e da escravidão, por meio da visita monitorada que incluiu também:

– igreja, casa sede, casa do colono, senzalas, tulha, viveiro de mudas, maquinário de beneficiamento, lavador de café e terreiro de secagem das sementes.

O momento foi de aprendizado, diversão e aventura.

Excursão KidZania

Os alunos dos 3ºs anos, do Ensino Fundamental I, orientados pelas professoras estão desenvolvendo o Projeto Educação Financeira. Nesse Projeto, alguns objetivos são fundamentais: aprender a poupar para não faltar; reutilizar para consumir menos e assim, contribuir com o meio ambiente; desenvolver o senso do trabalho voluntariado.  Desde o início do ano letivo, os alunos são orientados e incentivado a poupar. Cada sala de aula possui um cofrinho em que os alunos, voluntariamente, depositam moedas e no final do semestre o valor arrecado é destinado a compras de fraldas geriátricas, produtos de higiene pessoal que são entregues em asilos. O mesmo procedimento é feito no segundo semestre e o dinheiro arrecado é destinado a compras de brinquedos, que são doados a creches. Por esse motivo, os alunos dos terceiros anos foram à KidZania. Esse lugar oferece aos alunos a possibilidade de vivenciarem experiências únicas no âmbito das profissões. Lá, os alunos aprendem o funcionamento da sociedade e a educação financeira, pois recebem pelo trabalho desenvolvido.  Esse valor pode ser depositado no banco local ou trocado por um cartão de crédito. Como se vê, tudo é trabalhado de forma bem lúdica e concretizada, possibilitando ao aluno valorizar cada moeda recebida.

Aquário de São Paulo

No dia 23 de maio, os alunos da Educação Infantil, 1ºs e 2ºs anos, visitaram o Aquário de São Paulo. No Aquário de São Paulo os alunos fizeram uma viagem ao mundo animal para conhecer animais de vários paises.

O passeio começou pela área dos rios, onde as crianças puderam encontra peixes de água doce provenientes dos rios brasileiros. Além dos peixes, viram exemplares de sapos, rãs, aranhas, cobras, jacarés e tartarugas que são encontrados em nossas florestas. Na área da África, eles puderam encontrar simpáticos suricatos, macacos colubus e os hiper agitadas lêmures. Na área da Indonésia, cobras gigantescas podem ser vistas por “fissuras” de um tipo de “muro” do cenográfico templo. Além delas, morcegos gigantescos e dorminhocos de ponta cabeça despertando a curiosidade dos pequenos.

No setor da Austrália , os alunos observaram cangurus e coalas e no setor de mamíferos observaram Urso Polar e Lobo- Marinho. A última parte visitada foi de peixes coloridos e corais marinhos.

Sitiolândia

A professoras do Fundamental I, do 3° ao 5° ano desenvolveram o projeto Meio Ambiente. Os alunos puderam aprofundar os estudos sobre o Ciclo da água; Ciclo da vida; Saneamento Básico e Casa comum, nossa responsabilidade, que tem como lema “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” do livro de Amós 5.24. E, para fechar com chave de ouro, nos dias 21 e 22 de novembro os alunos estiveram no Sitiolândia, que tem como missão semear no coração das crianças o amor pela natureza. Na volta, puderam conhecer a Basilica Nossa Senhora do Rosário, no Parque Santa Inês, Caieiras. Os alunos vivenciaram momentos de aprendizado, diversão e aventura, que serão sempre lembrados com gratidão e alegria.